A Retinopatia Diabética é uma das principais causas de cegueira em pessoas com idade produtiva no mundo. A doença decorre da falta de controle da Diabetes, o que ocasiona diversas complicações, inclusive nos olhos.

 

É uma doença que afeta o fundo do olho. O excesso prolongado de açúcar no sangue (diabetes) ocasiona dano nos vasos sanguíneos da retina, provocando enfraquecimento desses vasos e, por consequência, dando início aos sinais e sintomas da doença que, com o tempo, podem se tornar definitivos.

Uma das consequências mais graves da Retinopatia Diabética é o descolamento da retina, uma situação grave que exige cuidados emergenciais, com risco de perda total de visão.

 

Por conta disso, pacientes que possuem diabetes devem ter cuidado redobrado com a sua visão. Estatisticamente, eles possuem 25 vezes mais chances de perder a visão do que uma pessoa que não tem diabetes. Sendo assim, toda pessoa que tem a Diabetes deve fazer um controle oftalmológico anual, de preferência com especialista em Retina.

 

Veja no infográfico abaixo mais alguns detalhes da retinopatia diabética:

infografico retinopatia diabetica curitiba2