ANS amplia cobertura para injeção intravítrea

A normativa tem inclusão de 18 novos procedimentos entre exames, terapias e cirurgias, além da ampliação de cobertura para outros sete, incluindo medicamentos orais contra o câncer.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde e responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil, publicou normativa de ampliação do rol de cobertura das operadoras privadas de saúde. A notícia beneficia muitos pacientes da oftalmologia que, apesar de serem portadores de doenças graves, não podiam contar com a cobertura integral do plano de saúde no tratamento.

Além da inclusão de vários procedimentos, a normativa também ampliou a cobertura para exames e terapias já presentes no rol, mas que possuíam limitação quanto ao diagnóstico. Na oftalmologia, o uso de medicamentos antiangiogênicos só tinha cobertura para tratamento de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), embora seja indicado para várias patologias que atingem a retina, conforme destaca João Guilherme Oliveira de Moraes, especialista em retina e vítreo: “A injeção intravítrea de antiangiogênicos não é um procedimento novo, porém, até agora os convênios de saúde só ofereciam cobertura para os casos de DMRI. O médico indicava o procedimento e o paciente não podia contar com a cobertura do plano”.

Segundo o médico, desde o dia 8 de janeiro, portadores de Retinopatia Diabética, oclusão da veia central da retina e edema macular secundário já estão realizando injeção intravítrea com cobertura dos planos privados de saúde: “A ampliação é de muita importância, pois todas essas doenças podem levar à cegueira total e irreversível. O uso de antiangiogênico tem alcançado ótimos resultados para portadores de Retinopatia Diabética, DMRI e outras doenças da retina”.

Além da injeção intravítrea, a ANS também ampliou a cobertura para a realização de Tomografia de Coerência Óptica, exame utilizado no diagnóstico de diversas doenças retinianas e, anteriormente, coberto apenas para diagnóstico de DMRI.