Cirurgia com tecnologia 3D é uma alternativa segura para as cirurgias da retina

A visão é um dos sentidos mais importantes para os seres humanos. Alguns estudos mencionam que este sentido é responsável por 85% de nossa percepção do ambiente. Além disso, com o uso cada vez mais frequente de tecnologias como smartphones e tablets, a capacidade visual tem se tornado cada vez mais relevante.

A retina é uma região muito importante para a visão humana, sua função é captar a luz e transformar em sinais elétricos que serão enviados para o cérebro, responsável por interpretar esses sinais e gerar as imagens. Esse é um sistema complexo, eficiente e extremamente necessário.

Portanto, devido à essencialidade dessa área do olho, as doenças que afetam a retina costumam ser muito prejudiciais para os pacientes. Dependendo da gravidade do problema, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

A importância da cirurgia da retina com tecnologia 3D

O fundo do olho é uma região muito vascularizada, escura e de difícil acesso e, portanto, para obter a maior precisão possível, a cirurgia nessa área exige habilidade técnica, experiência, equipe especializada e equipamentos avançados.

Dada a sensibilidade do olho, é preciso o máximo de cuidado durante os procedimentos. Com a tecnologia 3D esse processo fica um pouco mais fácil, pois por meio dela é possível ter a visão de profundidade dos tecidos, vasos e demais estruturas, o que permite maior confiabilidade na execução dos passos necessários para tratar o paciente.

Na cirurgia 3D a imagem do fundo do olho é projetada em uma tela de 50 polegadas com definição em 4k. A tecnologia tem vários benefícios, porém é correto afirmar que não se trata de algo exclusivo, é mais uma ferramenta para otimizar o trabalho da prática médica em oftalmologia.