DOENÇAS MAIS COMUNS DA RETINA

Entre as doenças mais comuns que a retina pode manifestar, o Deslocamento de Retina, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética são as mais comuns. Há alguns sintomas que podem indicar quando os problemas oculares estão associados à região do fundo do olho, onde se localiza a retina.

Veja mais em nosso site:

No caso do deslocamento de retina, os sintomas são os mais perceptíveis no estágio inicial, com a ocorrência de visão turva e formação de sombras na vista, podendo avançar para flashes luminosos e a sensação de “moscas volantes” – como se fossem insetos voando no olhar.

Na DMRI, algumas pessoas apresentam ocorrência de uma leve distorção na imagem durante os primeiros estágios, porém, sintomas como dificuldade para enxergar em ambientes escuros, surgimento de pontos na visão e redução na intensidade das cores costumam aparecer somente nos estágios mais graves da doença.

Já na Retinopatia Diabética, os sintomas aparecem mais tardiamente, ocorrendo a visão embaçada e o aparecimento de manchas escuras nos estágios mais graves da doença.

Para diagnóstico das patologias em seu estado inicial, é importante que a consulta com oftalmologista seja realizada pelo menos uma vez ao ano. Iniciando o tratamento nesses estágios, as chances de bons resultados são maiores, uma vez que, se não tratadas corretamente, essas três doenças podem causar cegueira.