Dr João Guilherme de Moraes – Qualidade de vida reduz riscos de doenças oculares

 

Sendo responsável por cerca de 85% da nossa interação com o meio ambiente, a visão é um dos sentidos mais importantes para os seres humanos. O tempo todo estamos usando nossos olhos para trabalhar, dirigir, reconhecer locais, objetos e pessoas.

retina-curitiba-visao

Como muitas doenças que afetam os olhos podem demorar para manifestar seus sintomas, é comum que a doença já esteja em estágio avançado quando se percebe alguma alteração. Isso acontece sobretudo nas doenças que atingem a retina, como DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade) e Retinopatia Diabética.

Como forma de prevenção de doenças oculares, eu oriento aos pacientes uma boa qualidade de vida. Para manter a saúde como um todo, não basta cuidar somente de uma parte, é preciso cuidar da saúde de forma completa.

 

Alimentação

A alimentação é um dos fatores mais críticos que afetam a saúde das pessoas. Com a disponibilidade imediata de alimentos processados, com pouca ou nenhuma vitamina, nos condicionamos a ingerir menos alimentos saudáveis, como frutas, saladas e sucos naturais. No Brasil, mais de 50% da população está acima do peso, os casos d

Alimentação Saudável
Alimentação Saudável

e diabetes e obesidade vem crescendo assustadoramente, sobretudo entre os jovens. Por isso, é fundamental uma alimentação equilibrada saudável.

 

Pratique algum esporte

A prática regular de esportes ajuda muito o organismo, além de melhorar a autoestima e melhorar o condicionamento físico e a circulação sanguínea. No consultório, é notória a diferença entre um paciente que pratica exercícios e um paciente sedentário. A resposta ao tratamento é mais rápida e eficiente para quem pratica algum esporte.

Porém, é preciso cuidado. Muitos iniciantes buscam desempenho de atleta e acabam se lesionando. Por isso, seja qual for o esporte, procure um especialista para treinar e faça um acompanhamento clinico.

esporte-cuidados-com-a-visao

 

Durma bem

O sono é fundamental para o organismo, pois é durante o sono que alguns hormônios são produzidos. Dessa forma, a privação de sono tem consequências graves para o organismo, causando até mesmo envelhecimento precoce.

dormir-e-importante-para-a-saude

Evite o estresse

A Organização das Nações Unidas (OMS) elegeu o estresse como uma das doenças mais graves do século XXI, isso porque o estresse prejudica o organismo e favorece o surgimento de várias doenças. Na prática, o estresse não deveria ser algo ruim, pois é uma reação evolutiva para eventos de luta ou fuga. Porém, esse artifício evolutivo deveria acontecer de vez em quando e não várias vezes ao dia.

evite-o-stress

O acumulo de episódios de estresse prejudica muito o organismo, pois no momento de estresse o corpo libera vários hormônios que aceleram os batimentos cardíacos e deixam o corpo pronto para luta ou fuga. Essa repetição do estresse pode gerar várias doenças graves.

 

 

 

 

 

 

Finalizando

As dicas são simples e essa é a ideia mesmo, não precisamos de muito para ter qualidade de vida, é preciso investir no básico e manter o equilíbrio.

Tenham uma ótima semana.