DMRI úmida quer dizer Degeneração Macular relacionada à Idade Úmida. Isso significa…

 

DMRI úmida é a abreviação de Degeneração Macular Relacionada a idade, que resumindo quer dizer:

Degeneração – Uma piora gradual da visão

Macular – A mácula é uma parte muito importante do olho, responsável por nossa visão central, essa região é muito vascularizada e capta muitos detalhes das imagens.

Relacionada à idade – um dos principais fatores de risco para a DMRI é a idade, a doença está associada ao avanço da idade dos pacientes, quanto maior a idade mais chances de ter DMRI.

Tipo úmida – é um tipo mais agressivo da DMRI que ocasiona piora abrupta da visao, porém é a única que possui tratamento, a DMRI tipo úmida atinge cerca de 10% das pessoas.

É chamada da úmida porque é caracterizada pelo surgimento de vasos sanguineos anormais na retina (neo vascularização), esses vasos são frágeis e se rompem e extravasam sangue e fluidos na mácula, esse vazamento pode danificar a mácula e ocasionar a perda da visao.

Existe a DMRI tipo seca

A DMRI tipo seca não tem o surgimento dos vasos sanguíneos anormais, é caracterizada pelo acumulo de drusas no fundo do olho, as drusas são moléculas compostas por proteínas e gorduras, que também prejudicam a mácula e geram perda da visão, mas o processo é mais lento.

A mácula é a área da retina responsável pela formação da visão central e em cores.

Se você tem DMRI úmida, já terá notado que tudo para o que você olha diretamente a sua frente é afetado. Sua visão com o canto do olho – sua visão periférica – não foi afetada.

DMRI umida retina curitiba

O que é a mácula:

 

A mácula é a área da retina responsável pela formação da visão central e em cores.

Se você tem DMRI úmida, já terá notado que tudo para o que você olha diretamente a sua frente é afetado. Sua visão com o canto do olho – sua visão periférica – não foi afetada.

DMRI prejudica a mácula

 

O QUE CAUSA A DMRI ÚMIDA?

Fundo de olho A DMRI é causada pelo acúmulo de depósitos amarelos (ou drusas), que pode provocar o crescimento de vasos  sanguíneos anormais sob a mácula. [1/658]

Não se sabe ao certo o motivo mas a partir de determinada idade algumas pessoas começam a acumular no fundo do olho moléculas amarelas conhecidas como drusas, que podem provocar o crescimento anormal de vasos sanguíneos sob a mácula.

drmi mácula

Isso acontece por conta de uma proteína conhecida como VEGF que é responsável por restaurar os vasos sanguíneos, como as drusas acumulam-se de forma exagerada prejudicando os vasos sanguíneos presentes na macula, então a proteína VEGF entra em ação produzindo novos vasos sanguíneos, como o processo é continuo os vasos novos começam a atrapalhar, pois são mais fracos e causam hemorragias num processo conhecido como neovascularização, prejudicando a mácula e causando perda da visão.