O que pode causar lesão na retina?

As doenças na retina possuem características específicas entre elas. Porém, existem algumas causas em comuns que podem ocasionar boa parte das principais condições.

cirurgia da retina em curitiba

Alguns fatores são hormonais, com a genética podendo causar problemas como a retinoblastoma, que se manifesta logo na infância. Além disso, com o passar do tempo, podem surgir condições na mácula como buracos no local e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

A retina também pode apresentar problemas acarretados por outras doenças oculares, como a miopia e certos tipos de tumores. Além disso, se condições como hipertensão arterial e diabetes não estiverem controladas regularmente, possibilita que surjam disfunções nesta região do olho.

Também há doenças oculares que, como efeito colateral, também causam problemas na retina, como miopia, astigmatismo e tumores no olho. Além disso, não controlar hipertensão e diabetes corretamente pode ocasionar algumas condições nessa região do olho.

Por fim, algumas lesões específicas podem gerar problemas na retina, como traumatismos, inflamações, infecções e alterações nos vasos sanguíneos.

A maioria das doenças na retina pode ser diagnosticada em seu estágio inicial, desde que o oftalmologista seja consultado regularmente. O ideal é aferir os olhos uma vez por ano, mas deve-se ir toda vez que sentir algum problema na visão.