Estima-se que, anualmente, 5 milhões de pessoas morram em decorrência do tabaco. Além de acarretar uma série de complicações respiratórias e cardíacas, o tabagismo afeta, também, a saúde ocular.

 

retina curitiba visao

O cigarro prejudica o organismo como um todo, principalmente, os sistemas respiratório e vascular, diminuindo a oxigenação e enrijecendo as veias e artérias. Esse processo reduz a elasticidade dos vasos sanguineos e também aumenta a densidade do sangue, em todo corpo inclusive nos olhos.

Uma das estruturas mais afetadas pelo tabagismo é a retina, isso porque a retina é um tecido altamente vascularizado, portanto o cigarro pode afetar os vasos sanguineos da retina, um tecido fundamental para a visão, visto que é através da retina que a imagem captada pelos olhos é levada ao cérebro para formar a imagem que enxergamos, uma das doenças que podem ser causada pelo fumo é DMRI – Degeneração Macular Relacionada a Idade, que leva a perda progressiva da visão.

retina curitiba cigarro

Outro fator critico para fumantes é a formação de coágulos e trombos nos vasos sanguíneos, podem levar a hemorragias internas no fundo olho, ocasionando até mesmo descolamento da retina.

Por isso cuidar da saúde como um todo é fundamental para todo o organismo e especialmente para nosso visão, na qual temos cerca de 80% de contato com o mundo externo.

Agende uma consulta conosco e faça exames para saber como está sua retina