Trauma na região dos olhos pode causar perda da visão

A prática de alguns tipos de esportes ou até mesmo de determinadas atividades profissionais podem ocasionar trauma na região dos olhos, trazendo complicações para a visão. Os tipos mais comuns de trauma nos olhos são:

  • Exposição a produtos químicos que afetam os olhos;
  • Entrada de corpos estranhos (objetos pontiagudos, areia, pó e etc);
  • Tapas, socos, chutes, joelhadas em esportes de contato ou até mesmo brigas;
  • Acidentes com bolas em esportes como tênis, futebol, basquete e etc;
  • Acidentes de trânsito;
  • Quedas em geral.

O que fazer no momento do trauma

Traumas oculares geralmente causam vermelhidão nos olhos, visão momentaneamente embaçada, lacrimejamento, inchaço ou edema em volta do olho. Muitos casos não apresentam gravidade, porém, em caso de trauma nos olhos, é importante procurar um serviço de saúde para verificar se não ocorreu algum problema de natureza mais grave.

 

Descolamento de retina ocasionado por trauma

 

Alguns casos mais críticos podem gerar sintomas como perda súbita da visão, manchas escuras na visão ou flashes de luz, podendo indicar o DESCOLAMENTO DA RETINA. Nesses casos, é importante o tratamento imediato em um serviço de oftalmologia especializado em retina.

O descolamento de retina é uma condição grave na qual o tecido responsável pela formação da visão se desprende do olho, ficando sem a irrigação dos vasos sanguíneos e gerando hemorragia dentro do olho, quadro que pode afetar a visão de forma permanente.

Nesse caso pode ser necessária a realização de uma cirurgia, para recolar a retina no lugar. Essa cirurgia é chamada de vitrectomia.

A importância da proteção dos olhos

É muito importante, portanto, a utilização de equipamentos de proteção ocular sempre que possível. Em ambientes de trabalho com qualquer risco de lesão, o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) deve ser seguido conforme orientação, minimizando as chances de acidente.

Para a prática de esportes de alto impacto, o atleta deve sempre ter em mente os cuidados necessários para minimizar riscos para os olhos e outros órgãos.