Alguma vez já ouviu dizer que cenoura faz bem para os olhos?  E sabia que isso é uma grande verdade, a cenoura tem propriedades muito importantes para os olhos. Mas existem outros alimentos que fazem bem para nossa visão.

Alguns estudos relacionam o consumo de alimentos com carotenóides, encontrados em vegetais de folhas verdes e frutas coloridas, com uma maior proteção de doenças graves na retina, como degeneração macular relacionada a idade (DMRI}.


Um estudo feito pela universidade de Melbourne, na Autralia, comprovou a importância do consumo regular de peixes, ricos em ômega3, que reduz o risco da DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade). Isso porque o ômega-3 é importante para preservar os vasos sanguíneos que irrigam a retina, evitando inflamações, edemas entra outras inflamações.

 

Alguns alimentos que ajudam a cuidar da sua visão:

 

Principais alimentos para uma visão saudável

– Frutas e verduras são ricos em minerais e vitaminas. As que mais oferecem benefícios para a saúde dos olhos são a cenoura, o mamão, o milho, a laranja, a amora, a cereja, a papaya, a abóbora, o tomate e o espinafre;

 

– Couve e verduras de folhas verdes escuras como os espinafres são ricos em carotenoides, especialmente a luteína e a zeaxantina. A luteína é um pigmento amarelo que protege a retona dos danos causados pelos raios do sol;

 

– Peixes também são ricos em benefícios para os olhos, principalmente a sardinha, o salmão, o bacalhau, a cavala e o atum, que são ricos em ômega 3. Este componente melhora, inclusive, o problema de olhos secos, que afeta várias pessoas;

 

– Outros alimentos que também proporcionam muitos benefícios para a visão são os ovos, ervilha, alho, cebola, manjericão, orégano, chá de hibiscus, nozes e sementes de linhaça.

 

Mantenha sua visão sempre saudável, inclua alimentos amigos dos olhos na dieta! Assim você sempre poderá enxergar os melhores momentos da vida com clareza!