Cuidado com a Diabetes ela pode causar danos nos seus olhos e levar a cegueira

A Diabetes é uma doença que atinge cerca de 12 milhões de brasileiros, é caracterizada pela falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos,  o que causa aumento da glicose (açúcar) no sangue.

O paciente com diabetes  portanto precisa tomar medicação que auxilie no controle da diabetes, ter uma dieta balanceada visando controle do açúcar, praticar exercícios e ter uma vida saudável.

O descontrole da diabetes ou seja, o aumento do nível de glicose no sangue ocasiona vários problemas para a saúde do paciente.

A Retinopatia Diabética é uma doença que atinge o fundo do olho de pacientes que possuem diabetes, a doença prejudica os vasos sanguineos presentes na retina, provocando vazamento de sangue e fluidos no olho, a continuidade deste quadro clinico reduz a capacidade de visão do paciente, podendo levar nos casos mais graves a cegueira.

 

A doença não afeta somente pessoas idosas, jovens com a diabetes mal controlada podem desenvolver a doença, por isso é fundamental o acompanhamento médico constante.


Doença silenciosa

Um dos fatores de risco da doença é que os sintomas demoram a aparecer e quando aparecem já comprometem parte da visão, como um ofuscamento ou mancha no centro das imagens que enxerga.  Por isso o paciente com diabetes deve além de fazer o controle rigorosa da diabetes, acompanhar com um oftalmologista sua saúde ocular.