O que é membrana epirretiniana

A membrana epirretiniana é uma camada de tecido muito fina que se desenvolve sobre a superfície da região central da retina, ela é causada por alterações na interface vítreo-retiniana que ocorrem devido ao envelhecimento.

Paga agendar uma consulta entre em contato com: (41) 3242-0108 e fale com a Gerente da Clinica Yara ela lhe dará toda a orientação. Atendemos convênios

Conforme a membrana epirretiniana cresce, ela ocasiona o enrrugamento da superfície da retina e provoca alterações na visão.

A maior incidência da doença está relacionada a idade do paciente, geralmente é detectada em pessoas com mais de 50 anos.

Como descobrir se tenho membrana epirretiniana?

Para ter um diagnostico preciso é importante procurar um profissional de confiança, serão necessários exames detalhados do fundo do olho, em regiões como a retina e mácula. Os exames mais utilizados para o diagnóstico são: Mapeamento de Retina, biomicroscopia de fundo e OCT (Tomografia de Coerência Óptica).

 A Clinica do Dr. João Guilherme de Moraes está localizada numaregião de fácil acesso: Rua Bispo Dom José, 271 Seminário – Curitiba/PR – Marque sua Consulta

Quais os sintomas da Membrana epirretiniana?

  • Perda visual progressiva
  • Distorção das imagens
  • Diplopia Visão Dupla
  • Macropsia perceber os objetos maiores do que realmente são
  • Fotopsia visão de fagulhas ou pequenos raios

O que causa?

Uma das principais causas da Membrana epirretiniana é o deslocamento do vítreo que libera células que proliferam sobre a retina, essa condição está presente em 90% dos casos.

Como tratar a doença?

O tratamento da membrana epirretiniana é cirúrgico (vitrectomia) e depende do estágio da mesma e tempo de duração dos sintomas.