O Edema Macular Diabética é um dos maiores riscos a perda da visão na idade adulta

As pessoas associam a perda da visão ao avanço da idade, mas pessoas jovens também estão sujeitas a doenças que prejudicam severamente a visão, uma causa muito comum da cegueira em pessoas jovens é o Diabetes.

Entre as complicações do diabetes a retinopatia diabética figura entre uma das principais causas de problemas oftalmológicos nesses pacientes e o Edema Macular Diabético é um grande problema quando falamos de cegueira. O Edema Macular é resultado da retinopatia diabética, a doença atinge os vasos sanguineos dos olhos, ocorre por conta do excesso de açúcar no sangue.

O Edema Macular é a principal causa de cegueira em pessoas economicamente ativa, mais do que a Catarata e o Glaucoma.

Depois de 20 anos com Diabetes cerca de 90% dos pacientes com o Tipo 1 e 60% como tipo II desenvolvem Retinopatia Diabética. Alguns estudos estimam que a doença atinge de 24% a 39% das pessoas com diabetes, no Brasil cerca de 4 à 7 milhões de pessoas.

O edema macular diabético pode afetar adolescentes e jovens adultos com diabetes. É uma doença que, se não diagnosticada e tratada de forma adequada, pode levar à perda da visão, resultando em impactos severos e negativos à qualidade de vida do paciente.

O que é o Edema Macular Diabético

A retina é um tecido altamente vascularizado presente no fundo do olho, parte da retina estão células fundamentais para a captação de luz que posteriormente se transformam nas imagens que vemos, são as células fotorreceptoras.  No fundo do olho temos a mácula, uma área especial responsável pela visão central, alem de permitir a visão de cores.

 

A hipertensão arterial é um fator complicador para o Edema Macular Diabético, a hipertensão pode estar associada a diabetes, por isso é importante fazer o controle rigoroso da doença.

O EDEMA MACULAR DIABÉTICO é o resultado do excesso prolongado de açúcar no sangue, esse processo causa o aumento da permeabilidade dos vasos sanguineos, levando ao acumulo de liquido e depósito de proteínas na retina e/ou macula. Isso irá causar inchaço na retina e prejudica sua funcionalidade, explica o Dr. João Guilherme de Moraes.

Pesquisadores descobriram que existe uma proteína chamada VEGF promove o crescimento vascular, o paciente com Edema Macular Diabético possui níveis elevados de VEGF que aumentam a permeabilidade vascular, deixando frouxas a ligações entre as células das paredes dos vasos sanguíneos. Quando essas junções ficam sensíveis e frouxas, os líquido dentro dos vasos sanguíneos vazam para a retina e a mácula, formando o edema macular diabético.

 

Um dos tratamentos mais eficientes é a aplicação de injeção intra-vítrea para conter o crescimento do edema, esses medicamentos aplicados na diretamente na retina contem o avanço dos níveis de VEGF são chamados medicamentos Anti-VEGF pois impedem o aumento dessa proteína no paciente, reduzindo o edema.

Para saber mais a respeito entre em contato e agenda sua consulta no telefone: (41) 3242-0108

A clinica do Dr. João Guilherme de Moraes atende pacientes de todo o Sul do Brasil, se você mora nas cidades:

  • Adrianopolis
    Almirante Tamandare
    Antonina
    Apucarana
    Arapongas
    Arapoti
    Araucaria
    Assai
    Balsa Nova
    Bocaiuva do Sul
    Campina Grande do Sul
    Campo Largo
    Campo Magro
    Cascavel
    Castro
    Catanduvas
    Cianorte
    Colombo
    Contenda
    Cruz Machado
    Curitiba
    Faxinal
    Fazenda Rio Grande
    Foz do Iguacu
    Francisco Beltrao
    Guarapuava
    Jacarezinho
    Jandaia do Sul
    Laranjeiras do Sul
    Londrina
    Mandirituba
    Paranavai
    Pato Branco
    Pinhais
    Piraquara
    Ponta Grossa
    Pontal do Parana
    Quatro Barras
    Sao Jose dos Pinhais
    Tijucas do Sul
    Toledo
    Também atendemos todo o Sul do Brasil e sempre recebemos pacientes das principais cidades do nosso lindo estado Santa Catarina

 

  • Joinville
    Florianópolis
    Blumenau
    São José
    Criciúma
    Chapecó
    Itajaí
    Jaraguá do Sul
    Lages
    Palhoça
    Camboriú
    Brusque
    Tubarão
    São Bento do Sul
    Caçador
    Concórdia
    Rio do sul
    Navegantes
    Gaspar
    Itapema
    Mafra
    canoinhas