34% dos brasileiros nunca foram no oftalmologista

 

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) constatou que cerca de 34% das pessoas nunca foram ao oftalmologista e, entre as que foram, 61% só realizou a consulta por perceber algum sintoma ou desconforto na visão.

Segundo o Dr. João Guilherme de Moraes, especialista em retina e vítreo, esse é um dado preocupante, visto que algumas doenças perigosas para a visão são assintomáticas em seus estágios iniciais, ou seja, o paciente não percebe a perda visual e quando se dá conta, já há certo grau de comprometimento da visão.

A Dra. Camila Winckler, responsável pelo Centro de Exames Avançados da Retina Curitiba, relata que dentre essas doenças, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) pode causar perda da visão central.  A médica fala ainda que a progressão da doença muitas vezes é lenta e afeta a mácula, responsável pela visão central e de detalhes.

Em média, a DMRI surge depois dos 60 anos, porém, existem casos da doença em pacientes mais jovens. Por isso, é fundamental a consulta regular com o oftlamologista.

A doença tem ligação genética e é uma das principais causas de perda de visão central em pacientes de todo o mundo.

Embora não tenha cura, a DMRI pode ser controlada e em alguns casos, o tratamento pode inclusive, alcançar melhora da acuidade visual. Entretanto, para estabelecer um plano de tratamento e acompanhamento adequado, é fundamental o diagnóstico precoce.

 

COMPARTILHE PARA AJUDAR OUTRAS PESSOAS 👩⚕️ 👨⚕️ 🏥 Retina Curitiba – Atendemos os principais convênios 👈👀 👉📱 Ligue e marque sua consulta: – (41) 3242-0108 👨⚕️ DR. JOÃO GUILHERME MORAES – CRM 16.712 👉🌐 Visite nosso site: https://www.retinacuritiba.com.br
#oftalmologia #retina#retincuritiba#OCT#descolamentoderetina#retinabrasil#saudeocular #olhos#saude#buracomacular#retinopatiadiabetica#dmri#degeneracaomacular#congresso#diabetes #oftalmo#curitiba#medicina#qualidadedevida#drjoaoguilhermemoraes#retinadobem#retinalogia#cirurgiadaretina#cirurgiaretina3D#medicinamoderna