Home Notícias 6 dicas para sua saúde ocular

6 dicas para sua saúde ocular

47
0

6 dicas para sua saúde ocular

1 – Não use colírios sem prescrição médica

 

O colírio é um remédio e não é aconselhável utilizá-lo sem a orientação de um médico. O Dr. João Guilherme Moraes explica que ao se auto medicar, o paciente pode camuflar os sintomas de um problema maior e, sem o diagnóstico ou tratamento correto, as doenças podem prejudicar ainda mais a saúde ocular.

 

2 – Proteja seus olhos do sol

Devido à incidência dos raios UV, mesmo nos dias nublados os raios solares podem prejudicar a pele e também a visão. Doenças como pterígio, catarata e Degeneração Relacionada à Idade (DMRI) podem ter seu surgimento acelerado por conta da exposição constante aos raios nocivos do Sol. Por isso, utilizar óculos escuros de procedência é muito importante para pessoas de todas as idades.

3 –  Não coce seus olhos

Coçar os olhos é um hábito que deve ser evitado, pois a região é sensível. O ato de coçar pode causar lesões e até mesmo doenças que podem ser transmitidas pelo contato de nossas mãos com bactérias. Em casos de coceira persistente, é necessário procurar um oftalmologista. Portadores de ceratocone têm a tendência a coçar muitos os olhos porque geralmente são pessoas mais alérgicas. Por isso, é importante a consulta com um oftalmologista para diagnosticar a real causa da coceira.

 

4 – Cuidado com maquiagens

O uso de maquiagem precisa de alguns cuidados importantes. Hábito relativamente comum, usar a maquiagem de terceiros não é recomendado, já que doenças como a conjuntivite podem ser facilmente transmitidas. Além disso, é preciso remover a maquiagem antes de dormir, evitando assim, processos alérgicos que podem acontecer devido ao contato prolongado dos produtos químicos com a pele ou com os olhos.

 

5 – Controle o consumo de açúcar

Vivemos atualmente um aumento muito grande nos casos de diabetes. O estilo de vida moderno está associado a esse fato que vem preocupando autoridades médicas do mundo todo.  Independentemente de ser portador da diabetes tipo 1 ou tipo 2, é preciso fazer o controle constante do açúcar. A falta de controle da diabetes pode ocasionar problemas oculares como a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira em pessoas jovens no mundo.

 

6 – Tenha muito cuidado com as lentes de contato

Além de serem armazenadas corretamente, as lentes de contato devem ser higienizadas com os produtos sugeridos pelo fabricante das lentes ou pelo oftalmologista. O grande risco no caso das lentes é o acumulo de sujeira ou bactérias, que depois entrarão em contato com os olhos, transmitindo doenças e prejudicando a visão.