Home Retinopatia Diabética Açúcar pode prejudicar sua retina

Açúcar pode prejudicar sua retina

99
0

O consumo de açúcar vem crescendo no mundo todo e se transformou numa das principais questões da saúde pública em vários países. O Brasil é um deles. Por aqui, o consumo per capta de açúcar responde pela ingestão de 40O a 500 calorias/dia, segundo estudo conduzido na Universidade de Harvard (EUA). Isso é 4 a 5 vezes mais que as 100 calorias/dia ou 6 colheres de chá que correspondem as  25 gramas/dia, recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Além da obesidade e diabetes, este hábito causa doenças cardíacas e oculares a médio prazo.

Algumas pessoas que nunca usaram óculos podem sentir a visão ficar embaçada, as vezes um exame de sangue pode detectar o problema, o aumento da glicose na corrente sanguinea pode induzir a miopia e provocar inchaço no cristalino (lente natural do olho), é comum pacientes diabéticos reclamarem da piora da visão, e desejar trocar o óculos, quando na verdade essa variação da visão ocorre devido ao mal controle glicêmico.

O descontrole do açúcar é um fator muito preocupante no Brasil, segundo o ministério da saúde mostrar que 18% da população come doce diariamente, sendo 15% homens e 20% mulheres.

 

Retinopatia diabética

Uma das mais temidas doenças oculares é decorrente da hiperglicemia, a retinopatia aparece depois de cerca de 10 anos do paciente conviver com a diabetes, a doença resulta na obstrução dos vasos da retina, inicialmente a doença reduz a visão e forma manchas. A evolução da doença pode provocar a cegueira.

Por isso é muito importante o controle do açúcar, tanto para a saúde do corpo como para a saúde visual.