Buraco de mácula e os riscos para sua visão – cirurgia da retina em Curitiba

Localizada na região central do fundo do olho, a mácula é uma parte muito importante da retina, onde existe uma grande concentração de células fotorreceptoras. A mácula é responsável pela percepção dos detalhes, das cores e pela visão central.

O buraco macular se caracteriza como uma pequena falha na região, situação que prejudica muito a visão do paciente e pode causar a perda da visão central. Comum em pessoas com mais de 60 anos, o buraco macular acontece graças a uma alteração no vítreo (gel que preenche o olho), que se desprende da retina e causando uma tração que influencia no surgimento do bcirurgia da retina buraco macular Curitiba.

buraco macular e os perigos para sua visão

Porém, em alguns casos a mácula pode sofrer algum inchaço devido a doenças oculares, lesões da retina ou trauma.

Os sintomas do Buraco Macular

Nem sempre a doença apresenta sintomas claros. Inicialmente a visão central fica um pouco distorcida, é como olhar através de um vidro embaçado. Com o avanço da doença, a perda da visão central fica mais evidente e uma mancha escura aparece no centro da visão.

Um dos exames utilizados para identificar o BURACO MACULAR é a TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA, capaz de registrar de forma muito clara detalhes como o tamanho do buraco macular.

NO DETALHE IMAGENS DO EXAME OCT QUE PERMITE A VISUALIZAÇÃO COM PRECISÃO DO BURACO MACULAR.
NO DETALHE IMAGENS DO EXAME OCT QUE PERMITE A VISUALIZAÇÃO COM PRECISÃO DO BURACO MACULAR.

Como é o tratamento do buraco macular

Para determinar o grau do buraco macular, suas causas e possíveis tratamentos, é importante que o diagnóstico seja realizado de forma precisa. Em casos mais avançados pode ser necessária a realização de cirurgia de Vitrectomia.

A cirurgia consiste na introdução de um gás especial dentro do olho, visando reduzir a tração que a mácula está sofrendo. Com esse tratamento pode ocorrer a cicatrização do buraco macular ou a redução do seu tamanho, o que impede seu avanço e em alguns casos recupera parte da visão do paciente.

Com o uso da TECNOLOGIA 3D PARA CIRURGIAS DA RETINA, o procedimento ficou mais seguro e preciso para os pacientes.