Home Notícias Curiosidades e dúvidas sobre retina

Curiosidades e dúvidas sobre retina

125
0

Curiosidades e dúvidas sobre retina

Por que as doenças da retina são aparentemente mais graves?

retina curitiba exames oftalmologia injeção intra vítrea

A retina é a região do olho que capta a imagem e leva para o cérebro, ou seja, é a parte “que enxerga”. É um tecido neuronal parecido com o tecido do cérebro – uma vez lesado, sua recuperação é difícil.

Toda pessoa que tem diabetes terá problema ocular?

retina curitiba retinopatia diabetica

Não necessariamente. Os fatores de risco são a falta de controle da glicemia e o tempo que o paciente possui a doença. Pacientes que têm a diabetes tipo I precisam de acompanhamento oftalmológico para evitar o surgimento da Retinopatia Diabética, considerada pela organização Mundial de Saúde (OMS) a maior causa de cegueira irreversível entre pessoas em idade produtiva do mundo.

As moscas volantes podem ser sintomas de doenças?

moscas volantes retina curitiba

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se no campo visual é chamada de “moscas volantes”. Nem sempre são graves, mas muitas doenças têm como sintoma as moscas volantes. É o caso do descolamento de retina, quadro que necessita avaliação imediata de um especialista em retina.

Pessoas com miopia podem ter descolamento de retina?

descolamento de retina curitiba

Sim. Estudos indicam uma prevalência maior de descolamento de retina em pessoas com miopia. O descolamento de retina se caracteriza pela separação da retina da parede posterior do olho. Um dos principais sintomas é uma mancha escura na visão.

É possível fazer transplante de retina?

retina curitiba duvidas sobre retina

Apesar dos avanços na medicina ainda não é possível o transplante da retina. Porém, a ciência está obtendo muitos avanços com terapia genética. Estudos promissores foram apresentados e alguns já estão iniciando os testes em humanos. Acredita-se que em breve, muitas doenças que hoje não tem tratamento poderão ser tratadas por terapia genética.

Pessoas com hipertensão podem ter problemas na visão?

sintomas-de-pressao-alta-nos-olhos_16698_l

Sim. A doença afeta a vascularização de todo o corpo, inclusive os vasos da retina.

O olho biônico realmente existe?

23fev2015---allen-zderad-68-se-emociona-ao-enxergar-sua-mulher-em-um-teste-com-olho-bionico-nos-eua-1424741719858_615x470

Sim, existe. Porém, diferente do que muitas vezes imaginamos, os projetos existentes ainda não são capazes de reestabelecer a visão completamente, até porque é preciso uma reabilitação visual; uma pessoa que perdeu a visão há muito tempo pode sentir dificuldade em se adaptar ao novo tipo de visão, que ainda tem uma baixa resolução. Outro fator limitador é o preço, que pode passar dos $ 100.000 dólares e ainda não está disponível no Brasil.