Home DMRI Degeneração Macular Relacionada a Idade Degeneração macular tem cura?

Degeneração macular tem cura?

2805
8

Depois dos 50 anos, é importante fazer com maior frequência,  o acompanhamento com oftalmologista. Também é necessária a realização de exames de fundo de olho, que permitem diagnosticar doenças como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

 

 

 

 

DMRI retina curitiba

Segundo o Dr. João Guilherme de Moraes, a doença atinge, na maior parte dos casos, pessoas com idade acima de 50 anos. O médico explica ainda, que a doença afeta a mácula, região central da retina e responsável pela formação da visão. Logo a doença ocasiona perda significativa da acuidade visual, comprometendo a qualidade de vida do paciente.

 

A Degeneração Macular Relacionada à Idade não tem ainda uma causa definida, mas fumantes e pessoas com casos na família têm maiores chances de desenvolver a doença.

 

É importante o diagnóstico precoce da DMRI, pois nos últimos anos, a medicina alcançou avanços significativos que permitem estabilizar e até neutralizar o avanço da doença.

 

DMRI Seca corresponde à maior parte dos casos (cerca de 90%). Sua progressão é lenta e as células presentes na mácula se degeneram com o passar dos anos, ocasionando a perda parcial ou total da visão. A DMRI seca não tem cura e os tratamentos disponíveis ainda não conseguirem resultados eficientes. Existem, entretanto, muitos estudos em andamento e acredita-se que em breve surgirá um tratamento eficaz.

retina curitiba DMRI

 

Já a DMRI úmida ou exsudativa  está presente em somente 10% dos casos e é a forma mais agressiva da DMRI. Sua evolução é rápida e os sintomas são rapidamente percebidos. Pode ocorrer perda da visão central ou até mesmo total da visão. A doença é caracterizada pelo crescimento anormal dos vasos no fundo do olho, produção de líquido e hemorragias, fatores que ocasionam a degeneração de células fundamentais para a visão.

 

O tratamento mais eficiente para a DMRI exsudativa é a aplicação de medicamentos dentro do olho. Esses medicamentos (conhecidos como antiangiogênicos) impedem o crescimento dos vasos anormais e são capazes de estabilizar a doença. Em muitos casos, os pacientes notam melhora na visão.

 

SEM CURA

 

A DMRI ainda não tem cura, mas os tratamentos disponíveis são animadores, uma vez que controlam a doença e ajudam a melhorar a visão do paciente. Os resultados variam de um caso para outro e quanto maior o número de aplicações das injeções, maiores as chances de recuperação.

 

De acordo com o Dr. João Guilherme de Moraes, o desenvolvimento de novas técnicas e tratamentos estão em constante evolução. Porém, a prevenção e o diagnóstico precoce são mais importantes que esperar por novos tratamentos.

8 COMENTÁRIOS

  1. meu pai adquiriu
    retina á uns 6 mesesiriu a degeneração exudativa na retina . fez apenas tres aplicações de injeção, porém a visão está piorando. existe algum tratamento que possa melhorar a visão dele? por favor me respondam

    • Atualmente o tratamento com injeção intra-vítrea é o mais indicado para a DMRI úmida, porém cada caso tem que ser analisado com cuidado e para isso é necessário uma consulta, se puderem agendar em nossa clinica poderemos prestar maiores esclarecimentos (41) 3242-0108

    • meu pai tambem esta so piorando. estamos fazendo tratamento universidade federal de uberlandia, se souber maiores informaçoes me avisa por favor. passou uma vitamina tomar tentar melhorar um pouco.

  2. Tenho 32 anos e estou diagnosticado precocemente. Farei 3 aplicações de Lucents, porém se li correto a doença não tem cura é isso? Existe alguma diferença proveu ser mais nova? Terei que fazer as aplicações para o resto da vida?

  3. Meu marido 74 anos, ele tem degeneracao na retina macular seca tem tratamento e cura?, pode mimnimizar a doenca?.

  4. tem 54 anos sou alta milpi fui diagnosticada com degeneração , não tenho caso na família.
    vou fazer as 3 aplicações.
    será que vou ter resultado?

  5. Eu tenho 33 anos meu nome é sirion Cardinal e fui diagnosticado com degeneração na retina um caso raro por minha idade. Tem tratamento ou cura?

  6. Bom dia! To com 25 anos e fui diagnosticada com essa doença. A priore, fiquei super triste, mas depois desaber que existe paliativos… É could o se fosse a Luz no fim do túnel!

Comments are closed.