Home Deslocamento de Retina Descolamento de Retina é uma doença grave

Descolamento de Retina é uma doença grave

147
0

O descolamento de retina acontece quando a retina se solta da coroide, camada composta de vasos sanguíneos. Quando a retina descola da coróide ele começa a perder nutrição.

O descolamento da retina pode ser considerado um caso de urgência em oftalmologia. Os sintomas são variados e incluem perda de visão em “cortina” moscas, relâmpagos, ou outras alterações.

 

deslocamento-da-retina curitiba

Algumas causas de descolamento de retina são miopia, trauma, movimentos bruscos com a cabeça, diabetes, mas em algumas pessoas ela ocorre espontaneamente.

O médico especialista consegue detectar afincamentos e buracos na retina em pacientes ainda sem descolamento de retina, e um tratamento preventivo com laser pode ser feito com grande eficiência.

deslocamento retina curitiba2

Com o diagnóstico de descolamento de retina, o paciente deve ser submetido à cirurgia para reparo do descolamento, caso contrário perda da visão permanente ocorrerá. Infelizmente mesmo com a retina novamente colada pode haver alguma sequela na visão.

Além disto, em uma minoria dos pacientes há uma forma de rejeição e o organismo descola a retina mesmo após várias cirurgias e ocorre cegueira total.