Diabetes é umas das maiores causas de cegueira no Mundo
No Brasil existem cerca de 12 milhões de pessoas com diabetes, uma das principais causas de cegueira no mundo. Porém, nem todos os portadores da doença fazemacompanhamento oftalmológicopara prevenir o avanço da diabetes no olho; o que pode levar à cegueira.
O Dr. João Guilherme Oliveira de Moraes explica que a Diabetes pode afetar a retina, que é responsável pela formação da visão. Segundo o médico, uma das dificuldades para o diagnóstico é que o comprometimento da retina é assintomático, ou seja, o paciente demora para perceber que algo está errado e, quando percebe, a doença pode estar em estágio avançado.
Portanto, é fundamental o acompanhamento regular com o oftalmologista, que poderá fazer o diagnóstico precoce da Retinopatia Diabética.
Visão com retinopatia diabética
Um dos tratamentos possíveis para a Retinopatia Diabética é a aplicação de injeção intravítrea com antiangiogênicos. O tratamento ajuda a impedir a progressão da doença, evitando que o paciente fique cego.
Tratamento com injeção intravítrea é indolor
Para atingir resultados duradouros, a aplicação de injeção intravítrea precisa ser repetida com intervalos regulares. Estudos indicam que em 34% dos casos ocorre melhora da visão e, em 90% a sua estabilização. Por isso, a injeção intravítreaé considerada um método eficiente para o tratamento da retinopatia diabética.