Home Notícias Dicas para uma boa saúde ocular no verão:

Dicas para uma boa saúde ocular no verão:

56
0

Dicas para uma boa saúde ocular no verão:

Muitas pessoas não dão a atenção necessária aos olhos e à saúde ocular durante as férias. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que seu verão seja melhor aproveitado:

Cuidados nas piscinas

Para manter a água da piscina limpa e transparente são usados produtos químicos que podem causar irritação nos olhos. É preciso estar atento a qualquer desconforto após o uso da piscina. Além disso, pessoas que usam lentes de contato devem retirá-las antes de entrar na água para evitar reação alérgica ou até mesmo contaminação por bactérias.

Praias

É preciso sempre verificar a qualidade da água. Em algumas cidades, esse tipo de informação pode ser encontrada nos sites da prefeitura ou até mesmo na praia. Devido às altas temperaturas e os ambientes com maior concentração de pessoas, são comuns casos de conjuntivite no verão. A conjuntivite é caracterizada por vermelhidão nos olhos e coceira. É importante observar que em hipótese alguma os olhos devem ser esfregados, pois ao fazer isso, corre-se o risco de causar micro lesões na conjuntiva. Caso ocorra irritação ou desconforto ocular, é recomendado procurar um serviço de emergência oftalmológica para o diagnóstico e tratamento correto.

Proteção dos olhos contra o Sol

oculos-de-sol-no-verao-retina-curitiba

 

É muito importante utilizar óculos escuros com proteção UVA/UVB. Esse tipo de proteção é encontrado em óculos escuros de boa procedência. Caso não possua, é recomendado o uso de boné ou chapéu.  Algumas doenças como pterígio, podem estar relacionadas à exposição demasiada ao Sol.

 

 

 

 

 

 

Cuidado com protetor solar e hidratantes

protetor-solar-retina-curitiba

É recomendado evitar passar esses produtos nas pálpebras superiores, isso porque o produto pode escorrer e atingir os olhos, causando irritação ou alergias.

 

 

 

 

 

 

 

Cuidado com lentes de contato

limpar-lente-de-contato

É importante manter as lentes limpas e lubrificadas. A qualquer sinal de irritação, as lentes devem ser retiradas para higienização. Também é recomendado retirar as lentes ao mergulhar na praia ou piscina. Caso não seja possível, é necessário usar algum tipo de proteção.

 

 

 

 

 

 

 

Sensibilidade à luz

sensibilidade-a-luz-do-sol

Algumas pessoas têm mais dificuldade em enxergar em lugares mais iluminados. Essa reação é conhecida como fotofobia. Em casos mais acentuados é recomendado procurar um oftalmologista para verificar se não existe alguma doença ocular.

 

 

Evite esfregar ou coçar os olhos

cocar-os-olhos-faz-mal

É comum devido à irritação causada pela água, a vontade de coçar os olhos. Porém, é importante tomar muito cuidado, pois o ato de esfregar os olhos pode ocasionar algum tipo de lesão, facilitando a contaminação por bactérias ou vírus e em casos mais graves, o descolamento da retina.

Em caso de qualquer desconforto nos olhos, um serviço de emergência oftalmológica deve der procurado.