Existe tratamento para a DMRI?

A Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 60 anos de idade. A doença atinge o fundo do olho, mais precisamente a mácula, uma região nobre, responsável pela visão central e pela percepção de detalhes nas imagens. Sua evolução pode causar a cegueira parcial ou total, distorcendo os objetos ou deixando uma mancha escura sobre a imagem.

Podendo se apresentar de duas maneiras, a doença se manifesta como DMRI SECA (forma mais branda) e DMRI ÚMIDA (ou exsudativa), uma forma mais agressiva com evolução mais rápida, que tem incidência em 10% dos casos.

No caso da DMRI SECA, existem alguns estudos em andamento e protocolos clínicos em fase de liberação para o tratamento, porém, ainda não estão disponíveis para os pacientes. No entanto, como a DMRI seca é menos agressiva e possui evolução lenta, a visão lateral pode ser preservada.

Mais agressiva, a DMRI ÚMIDA (exsudativa) é caracterizada pela formação de vasos sanguíneos anormais que, ao se romperem, afetam a mácula, podendo causar o descolamento de retina e a perda total da visão. A evolução da DMRI tipo úmida é rápida e suas consequências são mais graves. Nesse caso, o tratamento é realizado com medicações intraoculares, os chamados bloqueadores VEGF. Esses medicamentos impedem a progressão do quadro e o surgimento dos neovasos, estabilizando a doença. Em muitos casos, o tratamento consegue melhorar a visão do paciente, evitando a cegueira.

O Dr. João Guilherme Moraes afirma que é muito importante a visita regular ao oftalmologista em qualquer fase da vida, porém, em pessoas com mais de 60 anos idade, esse acompanhamento deve ser mais frequente. As doenças da retina como a DMRI geralmente são assintomáticas. As pessoas pensam que estão enxergando menos e que basta trocar de óculos para melhorar a visão e, enquanto protelam a visita ao oftalmologista, a doença vai evoluindo.

 

 

Retina Curitiba – (41) 3242-0108 – Atendemos os principais convênios

Saiba mais em: https://retinacuritiba.com.br/

#oftalmologia #retina #retinacuritiba #OCT #descolamentoderetina #retinabrasil #saudeocular #olhos #saude #buracomacular#retinopatiadiabetica #dmri #degeneracaomacular #congresso #oftalmo #olhar #diabetes #retinadobem @retinadobem