A perda da visão é geralmente associada ao avanço da idade, mas um dos principais causadores de cegueira em jovens de idade adulta é a Diabetes. Isso porque uma das complicações influenciadas pela Diabetes é a Retinopatia Diabética, doença de fundo do olho que afeta a visão. Dentro disso, uma das complicações associadas a essa enfermidade é o Edema Macular.
O Edema Macular figura como a principal causa de cegueira em pessoas ativas economicamente, com números superiores a doenças como Catarata e Glaucoma.
Estatísticas apontam que a Diabetes, no Brasil, atinge cerca de 7 milhões de pessoas, e que desse número, 39% podem vir a desenvolver Retinopatia Diabética. Dentro destes dados, estudos estimam que 90% de pacientes com Diabetes com tipo 1 e 60% de pacientes com tipo 2, desenvolveram Retinopatia Diabética após um período de 20 anos.
O Edema Macular Diabético é uma de suas consequências, e, se não diagnosticado e tratado adequadamente, pode levar à perda da visão, causando impactos negativos e severos na qualidade de vida do paciente.
O que é o Edema Macular Diabético em Curitiba
Ocorrendo na parte da mácula (responsável pela visão central e percepção de cores e detalhes), na região da retina (tecido vascularizado no fundo do olho onde estão as células fotorreceptoras, responsáveis pela visão central), o Edema Macular Diabético se caracteriza pelo acúmulo de líquido na mácula, causando dificuldade na visão, que eventualmente pode resultar em cegueira.
Tratamento do Edema Macular Diabético em Curitiba
Para o tratamento do Edema Macular Diabético, uma das opções mais eficientes, é a injeção intra-vítrea, que contém o crescimento do edema. Funciona, já que o medicamento, que é aplicado diretamente na retina, é Anti-VEGF, que impede o avanço do edema.
Especialista em Doenças de Retina em Curitiba
Para maiores informações, entre em contato com a Retina Curitiba. Contamos com uma equipe altamente especializada em tratamentos de retina e doenças como edema macular diabético, DMRI, dentre outros.


