Home Cirurgia da retina 3d Vitrectomia 3D – Dr. João Guilherme de Moraes é um dos primeiros...

Vitrectomia 3D – Dr. João Guilherme de Moraes é um dos primeiros oftalmologistas da América do Sul a participar do treinamento com o NGENUITY

111
0

Vitrectomia 3D – Dr. João Guilherme de Moraes é um dos primeiros oftalmologistas da América do Sul a participar do treinamento com o NGENUITY

A retina é uma parte muito importante do olho, é nela que a imagem é captada e registrada, decodificada e enviado ao cérebro. Está localizada na parte de trás do olho (fundo do olho) e possui milhões de células fotorreceptoras, cuja função é transformar ondas luminosas em sinais elétricos.

Vitrectomia 3D – Dr. João Guilherme de Moraes
Vitrectomia 3D – Dr. João Guilherme de Moraes

Como têm potencial de comprometer a visão de forma permanente, as doenças que atingem a retina podem ser muito graves. É o caso do descolamento de retina, retinopatia diabética, DMRI e outras doenças genéticas.

A vitrectomia é um procedimento cirúrgico que visa o tratamento de diversas doenças, dentre as quais o Descolamento de Retina. Devido às suas características anatômicas, um procedimento cirúrgico na retina é desafiador, já que  sua visualização é planificada, ou seja, em 2D.

NGENUITY dr joao guilherme retina curitiba

Mas uma novidade pode auxiliar muito as cirurgias de vitrectomia, reduzindo seu tempo de duração e otimizando os resultados. A Alcon está lançando o NGENUITY 3D, um equipamento que possibilita a realização da cirurgia com visualização 3D, que além do menor tempo de cirurgia, também proporciona maior precisão cirúrgica.

Outra funcionalidade é a possibilidade de utilizar filtros e alterar as cores dos tecidos. Com essa ferramenta, fica mais claro para o cirurgião qual tecido está sendo manuseado. Isso faz com que a precisão da cirurgia seja ainda maior.

O Dr. João Guilherme de Moraes esteve presente no treinamento exclusivo do novo equipamento. Na ocasião foram convidados alguns representantes de cada região, sendo ele um dos escolhidos da América do Sul. O treinamento, que aconteceu na cidade de Fort Wort (EUA – Texas), foi um evento fechado somente para alguns convidados.

Vitrectomia 3D – Dr. João Guilherme de Moraes
Vitrectomia 3D – Dr. João Guilherme de Moraes

Segundo o Dr. João Guilherme de Moraes a tecnologia é inovadora e pode auxiliar na realização do procedimento. Ele também declara que os equipamentos atuais entregam excelentes resultados e que a experiência do cirurgião é determinante no uso de qualquer tecnologia. Na medicina é importante a prática médica; a tecnologia é algo que vem para contribuir com o trabalho, mas o estudo constante e o aprimoramento são indispensáveis.

O novo equipamento está sendo lançado agora e ainda não tem data prevista para chegar ao Brasil. Em breve teremos mais novidades sobre o assunto.

NGENUITY