Home Uncategorized Edema macular diabético: um dos maiores riscos de perda da visão na...

Edema macular diabético: um dos maiores riscos de perda da visão na idade adulta

79
0
edema macular diabetico tratamento em curitiba

Normalmente a perda da visão é associada ao avanço da idade, mas pessoas jovens também podem desenvolver condições oftalmológicas que prejudicam severamente a visão, uma causa muito comum de cegueira em pessoas jovens é o diabetes.

Dentre as complicações do diabetes podemos destacar a retinopatia diabética, uma das principais causas de problemas oftalmológicos nos pacientes e o Edema Macular Diabético que se apresenta um grande problema quando o assunto é cegueira. O Edema macular é resultado da retinopatia diabética, por canta do excesso de açúcar no sangue, a doença atinge os vasos sanguíneos dos olhos.

O que é o Edema Macular Diabético?

Dr. João Guilherme, especialista em cirurgias de retina em Curitiba, realiza seus atendimentos na Retina Curitiba, explica que o Edema Macular é a principal causa de cegueira em pessoas economicamente ativa, mais do que a Catarata e o Glaucoma.

O Edema Macular Diabéticoé o resultado do excesso prolongado de açúcar no sangue, esse processo causa o aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, levando a um acúmulo de líquido e depósito de proteínas na retina e/ou macula. Causando um inchaço na retina e prejudicando a sua função.

Depois de 20 anos com Diabetes cerca de 90% dos pacientes com o Tipo 1 e 60% como tipo II desenvolvem Retinopatia Diabética. Alguns estudos estimam que a doença atinge de 24% a 39% das pessoas com diabetes, no Brasil cerca de 4 à 7 milhões de pessoas.

O edema macular diabético pode afetar adolescentes e jovens adultos com diabetes. É uma doença que, se não diagnosticada e tratada de forma adequada, pode levar à perda da visão, resultando em impactos severos e negativos à qualidade de vida do paciente.

Pesquisadores descobriram que existe uma proteína chamada VEGF promove o crescimento vascular, o paciente com Edema Macular Diabético possui níveis elevados de VEGF que aumentam a permeabilidade vascular, deixando frouxas a ligações entre as células das paredes dos vasos sanguíneos. Quando essas junções ficam sensíveis e frouxas, os líquido dentro dos vasos sanguíneos vazam para a retina e a mácula, formando o edema macular diabético.

Tratamento do Edema Macular diabético em Curitiba

Um dos tratamentos mais eficientes é a aplicação de Injeção Intravítrea para conter o crescimento do edema, esse medicamento é aplicadodiretamente na retina paraconter o avanço dos níveis de VEGF, os chamados medicamentos Anti-VEGF pois impedem o aumento dos níveis de proteína no paciente, com isso reduzindo o edema.

Para maiores informações, entre em contato com a Retina Curitiba.

Telefone: (41) 98436-1052/(41) 3242-0108
E-mail: contato@retinacuritiba.com.br

Rua Bispo Dom José, 2711
Seminário – Curitiba/PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui