Descolamento de Retina

O Descolamento de Retina é uma situação de emergência na qual a retina é descolada do globo ocular e fica sem receber nutrientes, com isso ocorre degeneração do tecido e conseqüente perda da visão, os sintomas são rapidamente percebidos, como flash no centro da visão, dor, etc, procure imediatamente um serviço de atendimento avançado, como o centro de tratamento da retina – tel : (41) 3242-0108

Demonstração da retina descolacada
Demonstração da retina deslocada.

Entenda mais abaixo:

A retina é uma membrana que reveste o fundo do olho, tem uma espessura muito fina e sensível. Na retina estão localizados os receptores fotos sensíveis que captam a imagem exterior através da luminosidade e transfere essa informação como sinais elétricos através do nervo óptico para o cérebro, que irá interpretar e formar a imagem que estamos vendo, tudo isso acontece de forma muito rápida e a todo momento, de fato a maquina humana é incrível.

 

 

A retina não tem nenhuma fixação especifica que a mantêm ligada ao globo ocular, ela fica fixada no globo ocular por conta da vítreo que é uma solução gelatinosa que preenche todo o olho dando inclusive sua aparência oval, o vítreo que preenche o olho e mantêm a retina no seu local adequado, na sua posição devida ela recebe os nutrientes necessários para sua função, que é captar e depois pelo nervo óptico transmitir os sinais elétricos para o cérebro.

O Descolamento de retina é uma alteração que ocasiona o desprendimento da retina do Globo ocular, esse rompimento abrupto interrompe o recebimento de nutrientes da retina e promove a degeneração das células responsáveis por captar as imagens (luz). Por isso o descolamento de retina é um processo grave de emergência, que aos primeiros sintomas o paciente precisa procurar atendimento de emergência especializado em retina, no caso o Centro de Tratamento avançado de Retina Curitiba possui toda a estrutura para tratar o paciente com descolamento de retina.

Quais são os sintomas?

Geralmente o descolamento é indolor, o paciente não sente dor, mas sente que a visao esta muito prejudicada, como visão turva, visão embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região afetada. E os sintomas progridem a medida que o processo apresenta piora, podem ocorrer também flash luminosos e moscas volantes, a sensação que parece moscas voando por toda parte.

 

visão com descolamento de retina

 

visão com descolamento de retina sintomas
visão com descolamento de retina sintomas

Existem também alguns fatores que podem aumentar as chances de ter descolamento de retina como:

  • Alto grau de miopia
  • Cirurgia anterior de Catarata
  • Glaucoma
  • Trauma nos olhos, face ou cabeça
  • Diabetes sem controle
  • Tumores
  • Processos inflamatórios
  • Histórico familiar da doença
  • Envelhecimento

Diagnóstico do descolamento de retina

O diagnostico é feito com exame de mapeamento de retina ou ultrassom ocular, quando algum obstáculo dificulta a visualização da retina.

Tratamento do Descolamento de retina

No Centro Avançado de Retina Curitiba dispomos de toda a estrutura para tratar o descolamento de retina, desde a consulta, exames e cirurgias.

O Tipo de tratamento para o Descolamento de retina depende da gravidade e extensão do descolamento.

Fotocoagulação com laser e criopexia (congelamento) podem ser efetivos para casos em que não houve infiltração do vítreo no espaço entre a Retina e o Globo ocular.

Nos demais casos o tratamento é cirúrgico e dispomos das seguintes opções:

Retinopatia pneumática – consiste na aplicação de gás na região onde esta presente o humor vítreo, o objetivo é pressionar a área deslocada da retina e retornar ao seu local original evitando que o vítreo preencha este espaço, o gás especial aplicado é absorvido aos poucos pelo organismo.

Retinopexia – feita a drenagem do liquido que esta entre a retina deslocada e a retina normal, é colocado um implante de silicone que irá proporcionar a aproximação entre as partes da retina, é um procedimento seguro e com ótimos resultados.

Vitrectomia – A vitrectomia é utilizada em diversos tipos de tratamento cirúrgicos para a retina, consiste na micro incisão e inserção de instrumentos especiais para recolocar a retina em seu lugar novamente.

Na maior parte dos casos apenas uma intervenção cirúrgica é suficiente para reverter o quadro de descolamento de retina, em outros casos são necessários mais procedimentos para obter melhores resultados.

O pós operatório dependerá de cada paciente e do grau do descolamento, na maioria dos casos é necessário repouso, curativo sobre o olho e evitar pratica de esportes até a retina estar devidamente recuperada.

Em alguns casos a visão pode não ser devidamente recuperada, por isso é muito importante cuidar adequadamente da saúde, muitos casos de descolamento de retina acontecem por traumas na pratica de esportes, acidentes de veículos e outros traumas.

Em todas as situações sempre procure um serviço de referencia em oftalmologia para o tratamento.

 

5 coisas que você não sabia sobre descolamento de retina

Descolamento de retina Curitiba

Descolamento de Retina Infográfico

Descolamento de retina: entenda o que é

Cirurgia de Deslocamento de Retina