Descolamento de retina: entenda o que é

Saiba tudo sobre o que é o descolamento de retina

 

Nossa visão precisa de constantes cuidados, exames e avaliações periódicas para garantirmos uma visão saudável. Dentre os problemas de visão está o descolamento de retina, um problema grave e que precisa ser diagnosticado o quanto antes. Descubra o que é o descolamento de retina e entenda mais sobre esse problema que pode levar a consequências graves e seqüelas permanentes.

O que é o descolamento de retina

A retina é uma fina e delicada membrana localizada na parte de trás do olho, revestindo-o internamente. É na retina que acontece a conversão dos estímulos luminosos exteriores em impulsos elétricos transmitidos pelos nervos para o cérebro, formando a visão.

A retina é unida ao globo ocular pelo vítreo, uma substância gelatinosa que preenche o globo ocular. Quando esse vítreo se torna mais líquido ele vai descolando da retina, o que pode levar a fendas nessa membrana, vazando o líquido por esse espaço. Mesmo que não haja fendas, a tração exercida pode ser o suficiente para que a retina acabe se descolando da camada de vasos sanguíneos que a nutre, prejudicando a visão.

Causas do descolamento de retina

De acordo com o Dr. João Guilherme de Moraes, o descolamento de retina pode estar relacionado a movimentos bruscos com a cabeça, diabetes, miopia ou traumas na região ocular, também podendo ocorrer espontaneamente.

Além disso, pessoas com mais de 40 anos, com tumores, histórico familiar, glaucoma, que já passaram por cirurgia de catarata ou com inflamações graves têm mais chances de desenvolver o problema.

Sintomas do descolamento de retina

Os sintomas do descolamento de retina incluem manchas, clarões ou pontos escuros, conhecidos como moscas volantes, no campo de visão. Além disso, dependendo da posição em que o descolamento de retina ocorre pode haver uma espécie de “cortina” lateral impedindo a visão, além de redução parcial da visão central.

Riscos do descolamento de retina

O maior risco relacionado ao descolamento de retina é a perda total da visão caso o problema não seja tratado adequadamente ou a tempo. Isso acontece porque sem a nutrição necessária a retina pode morrer, levando à perda de visão. Dessa forma, o Dr. João Guilherme de Moraes afirma que “o descolamento de retina é um caso de urgência médica”.

Tratamento para o descolamento de retina

Durante o diagnóstico no consultório, o oftalmologista pode identificar afundamentos no vítreo em uma situação antes do descolamento de retina e, nesse caso, tratamentos preventivos são feitos. Caso o diagnóstico seja de descolamento de retina, devem ser feitos tratamentos para o reparo do problema.

  • Preventivo

Quando detectado precocemente, o descolamento de retina pode ser evitado com tratamentos preventivos feitos com laser para garantir que o vítreo se mantenha no lugar.

  • Corretivo

Com o diagnóstico em mãos, entretanto, também é possível realizar tratamentos corretivos para o descolamento de retina. Dentre os tratamentos estão à cirurgia a laser ou fotocoagulação, no qual o médico posiciona um feixe de raio laser na região de ruptura da retina, criando uma cicatriz que funcionará para o fechamento dessas fendas.

Outro tratamento bastante comum é o de vitrectomia, na qual todo o vítreo é removido e substituído por uma substância que pode ser ar, gases específicos, líquidos em geral ou óleos. À exceção de quando são injetados óleos, a substância tende a ser absorvida e substituída por fluido corporal. No caso do óleo, ele deve ser removido alguns meses após o procedimento.

O Dr. João Guilherme de Moraes, entretanto, ressalta que mesmo com o tratamento correto podem ocorrer sequelas permanentes para a visão após o descolamento de retina.

 

Dessa forma, o descolamento de retina é um problema grave que precisa ser diagnosticado e tratado o quanto antes para garantir a saúde da visão.

 

5 coisas que você não sabia sobre descolamento de retina

Descolamento de retina Curitiba

Descolamento de Retina Infográfico

Descolamento de retina: entenda o que é

Cirurgia de Deslocamento de Retina