Home Notícias Saiba o que é a retina e quais doenças são mais comuns

Saiba o que é a retina e quais doenças são mais comuns

91
0

Saiba o que é a retina e quais doenças são mais comuns

 

A visão é um dos cinco sentidos mais importantes, isso porque a maior parte da nossa percepção do meio ambiente se dá através de nossos olhos, alguns estudos afirmam que 85% das informações do ambiente provém da visão.

Geralmente damos mais atenção para a parte visível de nossos olhos, como a íris que indica a cor do olho. Mas o que muitos não sabem é a importância da RETINA, que fica localizada na parte de trás dos olhos. A retina é responsável pela captação da luz e seu envio para o cérebro, que irá de fato interpretar as imagens.

Devido a sua importância qualquer doença que atinge a retina pode prejudicar muito a visão, levando até mesmo a cegueira.

Por isso é importante consultar regularmente o oftalmologista para identificar as doenças da retina no seu início.

Doenças da retina mais comuns

DMRI – Degeneração Macular Relacionada a Idade

A doença atinge a mácula e pode levar a perda da visão central. Existem dois tipos de DMRI a seca e a úmida (esxudativa), a primeira é caracterizada pelo acumulo de drusas na região da mácula, já a DMRI úmida é mais grave e apresenta a formação de vasos sanguíneos anormais na região. Atualmente não existe tratamento para DMRI na forma seca, mas para a DMRI úmida a injeção intra vitrea é um procedimento que ajuda a parar o desenvolvimento da doença e em muitos casos a visão apresenta melhoras.

Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é uma das maiores causas de cegueira de pessoas jovens no Mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Pessoas que tem diabetes podem desenvolver a doença, que atinge os vasos sanguíneos da retina e no estágio mais avançado vasos sanguíneos frágeis podem se romper expelindo fluidos e sangue no olho, levando até mesmo a cegueira.

Em todas as fases a doença pode ser tratada, porém o controle da diabetes é fundamental para evitar a continuidade da doença.

Oclusão da veia central

É o bloqueio da veia central da retina, que impede o sangue de fluir corretamente para os olhos. Pessoas com hipertensão, diabetes e pacientes com glaucoma podem desenvolver a doença. A doença possui tratamento e também pode levar a cegueira irreversível.

Buraco da mácula

A doença atinge o centro da retina, na região conhecida como mácula, uma parte importante para visão, pode levar a perda da visão central se não tratada no início.

Descolamento de retina

O descolamento da retina é quando ocorre a separação da retina da parte subjacente que a sustenta, desta forma o tecido fica sem irrigação e as células responsáveis por formar a visão podem ser permanentemente danificadas. É uma condição grave que precisa de ser tratada rapidamente.